Se sente seguro em seu condomínio?

 

“Após Edifício Andrea, ocorrências por risco de desabamento cresceram mais de 11 vezes em Fortaleza”. Percebe-se com essa notícia do Diário do Nordeste que é notória a situação preocupante no cotidiano de muitos cidadãos sobre as edificações.

É indubitável o grande receio que os moradores de condomínios, principalmente dos mais antigos, têm sobre a realidade dessas construções, já que não é todo momento que surgem notícias semelhantes ao que aconteceu com o Edifício Andrea.

Neste sentido, tais preocupações podem ser resolvidas após uma Inspeção Predial, conforme o que diz a Lei Municipal Nº 9.913/2012, regulamentada por meio do Decreto n° 13.616, de 2015 , na ABNT NBR 16747/2020, na Norma de Inspeção Predial de 25 de Outubro de 2012 do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – Entidade Nacional), na Orientação Técnica OT 003/2015 – IBRAENG (Instituto Brasileiro de Auditoria de Engenharias) e da Norma Técnica de Manutenção em Edificações, NBR 5674, da ABNT. Além de poder proporcionar algumas certezas sobre esse serviço tão importante.

 

 

1. A prevenção e a Inspeção Predial

 

A prevenção gera inúmeros benefícios, como a redução de custos, segurança e aumento da vida útil da edificação.

Dito isto, é mais fácil e econômico uma ação, do tipo preventiva, que pode ser identificada através de um laudo técnico, feito por um profissional da área, observando seu estado de conservação e manutenção conforme a ABNT NBR 5674, do que deixar que o problema se agrave e necessite de ações mais complexas.

 

 

 

Com isso, a inspeção predial significa uma forma de proporcionar um documento a fim de evitar danos que possam aparecer posteriormente, identificando os problemas e recomendando soluções para garantir a segurança e a vida útil da edificação sem maiores transtornos para os moradores.

Além disso, cumpre o que exige obrigatoriamente a legislação municipal, e em caso de descumprimento, acarretará multas que variam de R$ 1.000,00 (um mil reais) até R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

 

 

2. A inspeção predial NÃO é a solução

 

Você, Síndico, acha que, após a realização da inspeção predial, o trabalho, no seu condomínio, acabou? A resposta é não!

Certamente, após a emissão do laudo técnico, tem-se uma noção dos problemas que podem ser enfrentados, prevenidos e, além disso, de possíveis soluções recomendadas pelos profissionais da área.

Porém, a inspeção predial não é uma solução no quesito de patologias e/ou falta de projetos, mas sim um meio de prevenção de danos.

Através desta, o síndico terá uma visão mais ampla da edificação e, como consequência, observar possíveis pontos para ações em diversas áreas da edificação, tais como:

● Instalações Elétricas;

● Instalações Hidros sanitárias;

● Instalações de Combate a Incêndio;

● Estruturas de Concreto;

● Fachadas;

 

 

Portanto, o serviço de inspeção predial, como dito anteriormente, surge como uma forma de prevenção e cumprimento da Lei, já que com a idade das edificações se estendendo, mais necessário será o serviço. Além disso, a realização desta atividade é imprescindível, visto que é através desta que tem-se ações recomendadas.

 

 

3. Referências

 

O laudo deve apresentar as diretrizes, os conceitos, as definições, os procedimentos e as metodologias da Norma de Inspeção Predial do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Ceará - IBAPE/CE de 25 de Outubro de 2012; das Normas Técnicas da ABNT: a NBR 5674 – Manutenção de Edificações e Procedimentos e a NBR 13752 – Perícias de engenharia na construção civil; e por último da Lei 9.913 de 16 de Julho de 2016 do Município de Fortaleza - CE.

Destaca-se que as Vistorias de Engenharia não substituem ou complementam vistorias e demais inspeções obrigatórias exigidas pelo Poder Público, como exemplos: vistorias do Corpo de Bombeiros, vistorias da municipalidade, dentre outras.

O Laudo de Vistoria de Engenharia deverá observar as condições técnicas de uso, de operação e de manutenção na determinada data e hora da vistoria.

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Gostou? Quer saber mais sobre a segurança do seu condomínio? Entre em contato com a gente! A Construtiva Jr vai te entregar o melhor serviço e segurança para você e sua família !!

 

Guilherme Mafuz, Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Amilton Neto, Graduando em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

January 27, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook
  • Instagram