3 sinais que indicam que seu condomínio NÃO está protegido

October 23, 2019

   Recentemente, em Fortaleza, testemunhamos uma "tragédia relacionada à queda do Edifício Andrea, que desabou às 10h28 do dia 15 de outubro" (de acordo com o site de notícias G1). Nove pessoas morreram e sete ficaram feridos no desmoronamento. 

   Tragédias como essa poderiam ser evitadas com uma simples inspeção predial, que é exigida para a construção de edifícios assim, mas nem sempre é algo cumprido. 

   Pensando nisso, aqui vão algumas dicas de como você pode se atentar à situação do seu condomínio, se ele precisa ou não de um cuidado maior nessa questão. 

 

 

     1. Pilares e vigas com as ferragens expostas

 

   Tal patologia é uma das mais sérias que pode ser encontrada em seu condomínio, pois está diretamente ligada com a sustentação de toda estrutura do local. Se as armaduras de aço estiverem aparecendo, significa que a mesma está sujeita às intempéries, fazendo com que o aço diminua a sua resistência e acarrete, possivelmente, em uma situação crítica

 

 

 

   Se você, por acaso, encontrar essa patologia em seu condomínio, fale diretamente com seu síndico para que ele possa tomar as devidas providências. Caso elas não sejam tomadas, entre em contato com uma empresa responsável pela inspeção predial para avaliar o caso e mostrar as correções que devem ser feitas, ou, em último caso, fale com as autoridades da prefeitura alegando os possíveis riscos.

 

 

      2. Falta de projeto de proteção e combate a incêndio 

 

   A falta do projeto de proteção e combate a incêndio traz perigos para todas as famílias que são residentes no condomínio, pois, caso ocorra um acidente que acarrete em um incêndio, os moradores não terão como combater o problema, de modo que não terão como sair de maneira segura do local, dificultando o trabalho do corpo de bombeiros para lidar com a situação da melhor maneira possível. 

   

 

 

   Na cidade de Fortaleza, no ano de 2019, o número de incêndios estão cada vez maiores, atingindo principalmente as áreas residenciais. Ou seja, negligenciar o projeto de proteção de combate à incêndio constitui-se em um grande perigo à população. 

 

   Para identificar se o seu condomínio residencial possui o projeto basta acessar e realizar nosso quiz

 

 

   3. Falta de inspeção predial

 

   A inspeção predial consiste na avaliação técnica de vários aspectos construtivos do condomínio em questão a fim de evitar possíveis problemas que possam aparecer no local e que possam interferir na segurança de todos.

 

 

 

   Os fatores que são levados em consideração para que o condomínio possa ter o documento de inspeção predial são, por exemplo, a estrutura, sistema de combate à incêndio, as instalações elétricas dentre outros. Como já foi mostrado acima, a ausência de uma manutenção ou uma verificação dos itens anteriores acarreta em um risco muito sério a todos que estão no condomínio. 

 

   Após o acontecimento do desabamento do Edifício Andrea, deputados apresentam o projetos que tornam obrigatória a inspeção predial tendo em vista a tamanha relevância da mesma para a segurança do todos, então, é necessário que ficar atento se o condomínio está com esse projeto em dia. Para isso basta verificar se na frente no local tem o certificado que é fornecido pelo engenheiro responsável. 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Vito Lima, Graduando em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

 

 

 


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo