3 coisas que você precisa saber ao decorar o quarto do seu filho

October 5, 2019

     Decorar o quarto de um bebê pode ser divertido e ao mesmo tempo desafiador. Atualmente, muitos pais estão buscando opções de quartos adaptáveis e mais práticos, que acompanhem e auxiliem no crescimento da criança.

 

   Para te ajudar nesse desafio, segue abaixo algumas dicas da Construtiva de como transformar esse ambiente da melhor forma!

 

 

1. Quarto Montessoriano

 

     Na busca por tornar o quarto mais adaptável para os pequenos, muitas pessoas estão buscando modelos de quartos montessorianos.

 

    Mas afinal, o que eles são?

 

    A proposta desse método é promover um quarto que seja adaptável à criança, de acordo com sua idade e tamanho, que promova sua autoeducação.

 

   Com esse objetivo, ao invés de camas altas, sugere-se o uso de camas montessorianas em formato de casinha, que são mais próximas do chão e, dessa forma, deixam tudo a um alcance mais próximo dos pequenos, dando-os autonomia para deitar-se e levantar-se sem precisar de ajuda, explorando o ambiente. 

 

 

 

   Além disso, o uso de tapetes é muito importante, pois estimula uma experiência sensorial para eles e serve para delimitar um ambiente de brincadeiras. 

 

   Outra característica desse estilo de quarto é que as estantes e nichos com brinquedos fiquem mais baixos, a uma altura que a criança consiga alcançar facilmente algo que queira usar.  Devem ser, no entanto, fixados na parede com fita dupla face ao invés de pregos, pois isso possibilita que sejam deslocados e colocados em maiores alturas à medida que a criança cresce.

 

 

2. Cores

 

    Quando se fala de quarto infantil, geralmente pensamos em cores fortes e chamativos, como rosa, azul, verde etc. Mas, nem sempre apostar nessas cores seja a forma mais efetiva de decorar o quarto do seu bebê.

   Apostar em tons amadeirados para os móveis e cores mais neutras para paredes, como cinza e branco, é o ideal, pois podem persistir até mesmo quando seu filho estiver maior, poupando gastos futuros.

    Entretanto, não vamos abandonar os tons vibrantes! Eles podem estar presentes nas colchas de cama, papel de parede, cortinas, lanternas e outros itens que podem ser facilmente trocados à medida que os gostos do seu filho forem mudando.

 

 

 

 

3. Iluminação 

 

   Quanto às luzes do quarto, sugerimos que seja investido tanto em luzes quentes quanto mais frias.

   A iluminação amarela (quente) é ideal próxima a lugares de relaxamento, como a cama, pois ela fornece uma sensação de aconchego e acolhimento, podendo ser ligada para fazer a criança se acalmar, momentos antes de ir dormir.

   Já a luz branca (fria) deve ser utilizada perto da mesa, para incentivar a realização de atividades desde a infância.

   Para mediar a luz do dia, tem-se a opção de serem instaladas tanto cortinas opacas quanto mais transparentes, possibilitando a escolha de deixar o quarto totalmente escuro ou apenas levemente iluminado pela cor do sol.  

 

Ainda com duvidas de como montar o quarto do seu filho? A construtiva pode te ajudar! Clique no botão abaixo para tirar suas duvidas

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Gostou? Quer ajuda para montar o quarto ideal para o seu bebê? A Construtiva pode te ajudar, com um Projeto de Arquitetura de Interiores ou Consultoria!

 

Laíssa Cruz, Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo