Por que o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio é indispensável para sua segurança

August 20, 2019

   Há uma semana, na tarde do dia 13 de Agosto (terça-feira), foi registrado um incêndio em uma capotaria de Fortaleza, na Avenida Aguanambi

 

   Os funcionários do estabelecimento, de acordo com entrevista dada ao jornal O POVO, tiveram que sair rapidamente e nem sequer conseguiram resgatar seus pertences, pois o fogo se alastrou de forma rápida, constatando-se em um grande perigo para eles e a quem passava por perto no momento do desastre. 

 

   Tal acontecimento poderia ter sido evitado se o lugar possuísse um bom Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, pois, também na entrevista, o responsável pelo estabelecimento também comentou não ter certeza se o estabelecimento possuía seguro. 

 

 

Mas afinal, o que é o PPCI? Qual a sua importância? 

 

O Projeto de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI) tem como objetivo garantir soluções eficazes para proteger as edificações contra a ocorrência de incêndios e, assim, garantir a segurança da vida das pessoas que se encontram em determinado espaço, minimizando, também, os possíveis danos materiais.

 

 

 

 

Você sabia que há uma lei que torna PPCI necessário em estabelecimentos comerciais, edificações e áreas de reunião de público?

 

Ou seja, se antes em alguns estados brasileiros a prática ainda não era obrigatória, a Lei 13.425 assinada em 2017, pelo ex-presidente Michel Temer, estabelece diretrizes relacionadas a edificações comerciais, de serviços ou áreas que recebem grande concentração de público.

 

Desse modo, após a sanção, os órgãos de fiscalização das atividades de engenharia e arquitetura exigirão a apresentação de projetos técnicos devidamente aprovados pelo poder público municipal. Assim, os PPCI's podem variar para cada tipo de edificação, ou seja, dividindo- se em parâmetros, como área construída e altura.

 

Caso essa lei não seja cumprida, os responsáveis pelo estabelecimento serão multados pela falta daquele, podendo até ocorrer o fechamento dos estabelecimentos. 

 

 

 

 

Quais itens são essenciais para garantir sua segurança!

 

Todos os Projetos de Proteção de Combate à Incêndio devem seguir as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e pelo Corpo de Bombeiros Municipal que devem determinar a localização e outros detalhes de cada componente de segurança de acordo com o tamanho e outras particularidades das edificações.

 

  • Extintores de incêndio;

  • Mangueiras e esguichos;

  • Abrigos de hidrantes e extintores;

  • Acessórios da casa de bomba;

  • Sistemas de sinalização e iluminação de emergência;

  • Alarme de incêndio e sirenes;

  • Serviços de serralheria;

  • Guarda corpos;

  • Serviços de pintura de pisos e posicionamento de tubulações;

  • Instalações de gás combustível;

  • Proteção contra descargas atmosféricas;

  • Sistema de alarme e detecção de incêndio;

  • Escada pressurizada;

  • Splinker.  

 

 

Vimos que investir em um Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio é crucial para garantir a segurança do seu estabelecimento e evitar possíveis multas futuras! 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Caso esteja precisando melhorar a segurança no seu empreendimento ou condomínio, não espere que uma tragédia aconteça, garanta a sua segurança e a das pessoas ao seu redor. A Construtiva Jr pode lhe proporcionar isso, com um Projeto de Proteção de Combate à Incêndio! 

 

Clara Barroso, Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

January 27, 2020