Saiba como evitar um curto-circuito em sua residência!

Suas tomadas estão ficando escuras e deixando de funcionar? Então você pode estar com problemas de curto-circuito. Entenda como funciona uma rede elétrica e o que pode estar causando esse problema na sua casa.

Identifique o problema

Um problema bem comum acarretado pela ausência de um projeto elétrico é a sobrecarga da corrente elétrica. Quando a corrente elétrica que passa pela tomada e chega ao aparelho é maior do que ele está preparado para suportar, esse excesso será transformado em calor e irá derreter o fio elétrico. Outra causa para isso é quando ligamos muitos aparelhos em uma única tomada através dos famosos “tês”.

Além disso, pode ocorrer também a má instalação dos componentes elétricos e/ou ausência deles, como dos disjuntores e fusíveis, que impedem o curto de acontecer. Todo projeto de instalações elétricas deve seguir a NBR 5410, que estabelece as normas a serem seguidas para a correta disposição dos equipamentos e ligações.

A ausência de manutenção na rede elétrica também pode causar esse problema. Com o tempo, a instalação elétrica envelhece. A exposição às condições do clima e a sujeira agravam o problema, além do desgaste natural de tomadas e interruptores pelo uso.

Como identificar um curto-circuito?

· Cheiro de queimado, principalmente se você não sabe identificar de onde está vindo;

· Tomadas manchadas de preto, aparentando estarem queimadas;

· Lâmpadas com tempo de vida útil menor que o normal;

· Queda de energia sem motivos aparentes;

· Sobrecarga elétrica, ocasionando o desarmamento do disjuntor, queima do fusível e desligamento de aparelhos elétricos.

E o que fazer?

Após identificar a possibilidade de ter acontecido um curto-circuito, tente identificar onde está acontecendo.

Reinstale os fusíveis e ligue novamente os disjuntores. Se não ocorrer novamente, pode ser problema do equipamento. Caso não encontre evidências, o problema pode ser excesso de corrente elétrica ou problemas nas instalações. Nesse caso o mais recomendável é procurar um eletricista ou considerar uma reforma elétrica. Você pode estar precisando de um novo projeto elétrico. A melhor forma de evitar problemas elétricos é prevenindo, lembre-se de curto-circuito pode danificar aparelhos elétricos e causar incêndios.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quer evitar problemas e prevenir um curto-circuito no seu lar? A Construtiva Jr soluciona seu problema com um Projeto Elétrico.

Gabriel Maia, Graduando em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes