Saiba como evitar um curto-circuito em sua residência!

May 30, 2019

Suas tomadas estão ficando escuras e deixando de funcionar? Então você pode estar com problemas de curto-circuito. Entenda como funciona uma rede elétrica e o que pode estar causando esse problema na sua casa.

Identifique o problema 

 

Um problema bem comum acarretado pela ausência de um projeto elétrico é a sobrecarga da corrente elétrica. Quando a corrente elétrica que passa pela tomada e chega ao aparelho é maior do que ele está preparado para suportar, esse excesso será transformado em calor e irá derreter o fio elétrico. Outra causa para isso é quando ligamos muitos aparelhos em uma única tomada através dos famosos “tês”.

 

Além disso, pode ocorrer também a má instalação dos componentes elétricos e/ou ausência deles, como dos disjuntores e fusíveis, que impedem o curto de acontecer. Todo projeto de instalações elétricas deve seguir a NBR 5410, que estabelece as normas a serem seguidas para a correta disposição dos equipamentos e ligações.

 

A ausência de manutenção na rede elétrica também pode causar esse problema. Com o tempo, a instalação elétrica envelhece. A exposição às condições do clima e a sujeira agravam o problema, além do desgaste natural de tomadas e interruptores pelo uso.

 

Como identificar um curto-circuito?

 

· Cheiro de queimado, principalmente se você não sabe identificar de onde está vindo;

 

· Tomadas manchadas de preto, aparentando estarem queimadas;

 

· Lâmpadas com tempo de vida útil menor que o normal;

 

· Queda de energia sem motivos aparentes;

 

· Sobrecarga elétrica, ocasionando o desarmamento do disjuntor, queima do fusível e desligamento de aparelhos elétricos.

 

 E o que fazer?

 

Após identificar a possibilidade de ter acontecido um curto-circuito, tente identificar onde está acontecendo.

Reinstale os fusíveis e ligue novamente os disjuntores. Se não ocorrer novamente, pode ser problema do equipamento. Caso não encontre evidências, o problema pode ser excesso de corrente elétrica ou problemas nas instalações. Nesse caso o mais recomendável é procurar um eletricista ou considerar uma reforma elétrica. Você pode estar precisando de um novo projeto elétrico. A melhor forma de evitar problemas elétricos é prevenindo, lembre-se de curto-circuito pode danificar aparelhos elétricos e causar incêndios.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Quer evitar problemas e prevenir um curto-circuito no seu lar? A Construtiva Jr soluciona seu problema com um Projeto Elétrico.

 

Gabriel Maia, Graduando em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo