Como o interior do seu estabelecimento impacta nas suas vendas?

April 11, 2019

Você, empreendedor, já parou para pensar como a arquitetura do interior do seu estabelecimento influencia a permanência das pessoas no seu negócio?

 

É possível usar o ambiente a seu favor, aumentando o tempo de permanência das pessoas nele, consequentemente fazendo-as consumir mais!

 

 

A seguir irei mostrar como essa premissa se aplica aos mais diversos segmentos; restaurantes, cafés, lojas, e o que fazer para alcançar êxito na missão de captar seus clientes e, mais que isso, fazer com que eles queiram voltar, apenas por meio de algumas dicas de arquitetura!

 

Saiba como sua fachada pode atrair mais clientes:  

 

 

Primeiramente, reflita: o que faz você passar mais tempo em um café que em outro, por exemplo? O que te chama a atenção em uma loja e te faz querer voltar?

 

Espaços agregadores e confortáveis

 

 

No caso de restaurantes e cafés, opte por mobiliários confortáveis; cadeiras largas e até mesmo o uso de sofás. Garanta o conforto das pessoas, dessa forma prolongarão sua estadia e consumirão mais do seu cardápio! Também tenha atenção com a distribuição das mesas no seu espaço, preze por um bom espaçamento entre elas para que seus clientes sintam-se mais a vontade para conversar e descontrair!

 

 

Cores harmônicas

 

As cores do seu ambiente, quando escolhidas de forma sábia, podem despertar diferentes sensações nas pessoas que o adentram, desde fome, tranquilidade, criatividade. Cores claras são mais leves para a vista, tornando-se mais agradáveis para uma longa estadia, o caso de restaurantes e lanchonetes. Já em lojas, dependendo do artigo que é vendido, cores mais vibrantes e únicas podem encantar o seu cliente, despertando-o curiosidade e desejo, aumentando seu tempo na sua loja e sua vontade por comprar.

 

 

Veja mais sobre o uso das cores em nosso artigo:  

 

Iluminação e Ventilação agradáveis

 

A iluminação e ventilação também são de suma importância para o bem estar do seu cliente. Aposte em uma iluminação tênue e agradável, com focos em produtos e locais específicos que você queira ressaltar. Garanta uma boa circulação de ventilação natural e, se necessário, ar condicionados ajudam a deixar o ambiente confortável!

 

 

Confira mais dicas sobre iluminação e ventilação: 

 

Boa acústica

 

Uma boa acústica é essencial para uma experiência positiva no seu café ou restaurante, possibilitando que as pessoas interajam de forma melhor, sem causar desconfortos pelo barulho das conversas, fazendo com que elas se estiquem no pedido. Para isso, forros são uma ótima solução, assim como tratamento do piso e das paredes e até a escolha dos materiais. Além disso, músicas ambiente também são uma ótima opção para descontrair o clima, mas sempre com cuidado para não sobressaltar o agradável.

 

 

 

Boa organização e disposição dos itens

 

A forma como seus produtos estão distribuídos da sua loja são de extrema importância! Devem ser organizados de forma exposta e clara, instigando o cliente a olhar mais um pouco do seus artigos! Todos seus produtos devem estar dispostos a uma altura boa à visão dos consumidores e a fácil acesso, nada de prateleiras altas demais! Isso serve de gatilho mental para compras!

 

 

Assim, investir no interior do seu estabelecimento é uma ótima pedida para atrair e fidelizar clientes, gerando um excelente retorno para seu negócio!

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Se quiser potencializar seu empreendimento investindo em seu interior, a Construtiva Jr. lhe ajuda com Consultorias e Projetos de Arquitetura de Interiores!

 

Natália Sá Macêdo, Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes