Obras sem Conflitos e Interferências: Compatibilização de Projetos

March 6, 2019

Você já se deparou com uma obra repleta de erros de execução por conta de interferências entre os projetos? Nunca pensou sobre o assunto? Quer garantir segurança e economia para sua obra?

 

A questão de compatibilização é feita para prevenir falhas no alinhamento dos projetos, como: uma porta que não fecha por conta de uma instalação, uma parede no meio da saída de tomadas, entre outros.

 

Sob essa perspectiva, é uma análise e suporte ao desenvolvimento dos projetos com o objetivo de racionalizar soluções e garantir o atendimento às necessidades previamente definidas.

 

 

Quais são as causas dos erros de compatibilização?

 

  • Incompatibilidades entre diferentes projetos (Ex.: chuveiro é posicionado de um lado do banheiro e no projeto elétrico o ponto elétrico deste fica em outra parede).

 

  • Erros ou diferenças de cotas (medida expressa em plantas) e níveis (representações que indicam a que altura está um determinado pavimento).

 

  • Falta de detalhamento dos projetos (Ex.: indefinição do posicionamento da tubulação de gás, pois, muitas vezes, não se sabe se esta deverá ser executada por cima ou por baixo da manta de impermeabilização).

 

  • Falta de especificação de materiais e componentes(Ex.: alguns projetos não se especificam detalhadamente o material a ser utilizado, acarretando problemas no momento da solicitação dos pedidos ao núcleo de suprimentos).

 

 

Compatibilização: Processo ou Etapa?

 

Vamos pensar em uma obra que irá requerer muitos projetos. Basicamente, os projetistas irão realizar seu trabalho e no final do processo, há uma etapa para consertar os erros?

 

Não é desse jeito que funciona…

 

A compatibilização é um processo! Deve ser realizado ao longo do desenvolvimento do projeto, potencializando soluções para que as exigências sejam atendidas.

 

Vantagens da compatibilização na sua obra

 

Você deve estar pensando que esse serviço está relacionado apenas com a precaução de erros para a execução dos projetos, mas a compatibilização não se limita a essa área, mas também na questão econômica e de prazos.

 

Quanto ao orçamento, esse serviço gera diminuição de despesas que varia de 5% a 10% do valor da sua obra. Portanto, é aconselhável a aplicação desse serviço para a prevenção de futuros gastos por consequência de erros.

 

Em relação aos prazos, ao compatibilizar seu projeto, a execução da obra torna-se ágil e livre de surpresas durante o andamento.

 

Modelagem BIM: uma alternativa viável

 

Essa plataforma permite avaliar interferências, antecipar problemas e para garantir a execução eficiente do projeto sendo de crucial importância para problemas na construção civil.

 

Aqui estão explicitados alguns softwares de modelação BIM:

 

  • Autodesk Revit®

  • ArchiCAD®

  • Tekla Structures®

 

 

 

Problemas como consequência de falhas de projetos

 

  • Instalações Hidro-Sanitárias: Nesses projetos verificou-se a falta de detalhamentos e os problemas com a localização dos pontos de passagem na laje, como a falta de verificação se na espessura projetada da laje “cabem” as tubulações embutidas.

 

  • Arquitetura: Entre os problemas detectados verificou-se que os projetos de arquitetura apresentam erros de cotas, falta de detalhamento em relação às medidas de nível do pavimento térreo. Diante disso, a falta desses detalhamentos geram dúvidas no decorrer da obra.

 

  • Estruturas: Um problema constantemente verificado é o não detalhamento da cisterna (depósito ou reservatório que serve para captar, armazenar e conservar a água da chuva ou água de reúso) em relação à laje de fundo e paredes, onde faltava o detalhamento do tipo de laje a ser executada e o tipo de armadura.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quer a execução da sua obra no prazo estipulado sem falhas e sem custos adicionais? A Construtiva Jr. realiza o seu de Projeto de Compatibilização e garante toda qualidade e segurança que você necessita!

 

Ana Beatriz Nogueira, Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload