Projeto Elétrico: evite acidentes na sua casa

Você sabia que um projeto elétrico bem elaborado traz economia de custos para sua residência e empresa além de evitar futuros acidentes?

O projeto elétrico hoje faz parte de 5% da obra, por isso muitas vezes é ignorado por quem pensa em projetar sua futura casa ou empresa, causando assim problemas como alto custo na conta de energia, retrabalhos e riscos para sua família.

Dessa forma, todo imóvel residencial deve ter um projeto elétrico preparado de acordo com as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e também de acordo com as necessidades do cliente. Esses fatores, aliados à execução correta do projeto, contribuem para o funcionamento seguro e adequado de todos os componentes da instalação.

Mas como exatamente acontece o planejamento de um projeto elétrico?

No primeiro contato para o início do projeto elétrico é identificado as necessidades do cliente, e após isso é analisado as obrigatoriedades de acordo com a norma técnica da ABNT para garantir a segurança e economia necessária para o seu ambiente.

Podemos apresentar alguns erros acarretados pela falta de um projeto elétrico:

  • Economizar com equipamentos não qualificados

Durante o projeto, são indicados os tipos de materiais que devem ser utilizados para aquela obra, assim garantindo o mais econômico e resistente para a situação específica, evitando futuras surpresas.

  • Prejudicar outras instalações

Na sua residência existem diversas instalações, e a combinação de instalações elétricas e hidrossanitárias pode causar um curto circuito, provocando um incêndio. Por isso o planejamento no projeto é tão importante!​

  • Falta de manutenção

O projeto quando feito e executado necessita passar por manutenção no futuro, prevista e informada no desenvolvimento. Normalmente, quem não tem a formação não indica o tempo necessário para a manutenção, provocando danos e trazendo desconforto para sua casa.

Como identificar se sua instalação elétrica apresenta problemas?

  • Fios descascados.

  • Temperaturas elevadas nas tomadas e interruptores.

  • Disjuntores desarmando com frequência.

  • Tomadas e disjuntores muito perto de pias.

  • Choques.

  • Cheiros de queimados.

Diante deste cenário, visando prever futuros imprevistos, melhorar a situação elétrica e a segurança da sua casa, um projeto elétrico torna-se essencial!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gostaria de entender mais sobre como funciona um projeto elétrico e proporcionar todas essas melhorias para o seu lar? A Construtiva Jr. realiza seu projeto elétrico!

Matheus Maia, Graduando em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes