Projeto Elétrico: evite acidentes na sua casa

February 28, 2019

Você sabia que um projeto elétrico bem elaborado traz economia de custos para sua residência e empresa além de evitar futuros acidentes

 

O projeto elétrico hoje faz parte de 5% da obra, por isso muitas vezes é ignorado por quem pensa em projetar sua futura casa ou empresa, causando assim problemas como alto custo na conta de energia, retrabalhos e riscos para sua família.

 

 

Dessa forma, todo imóvel residencial deve ter um projeto elétrico preparado de acordo com as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e também de acordo com as necessidades do cliente. Esses fatores, aliados à execução correta do projeto, contribuem para o funcionamento seguro e adequado de todos os componentes da instalação.

 

 

Mas como exatamente acontece o planejamento de um projeto elétrico?

 

No primeiro contato para o início do projeto elétrico é identificado as necessidades do cliente, e após isso é analisado as obrigatoriedades de acordo com a norma técnica da ABNT para garantir a segurança e economia necessária para o seu ambiente. 

 

Podemos apresentar alguns erros acarretados pela falta de um projeto elétrico:

 

 

  • Economizar com equipamentos não qualificados

Durante o projeto, são indicados os tipos de materiais que devem ser utilizados para aquela obra, assim garantindo o mais econômico e resistente para a situação específica, evitando futuras surpresas

 

  • Prejudicar outras instalações

Na sua residência existem diversas instalações, e a combinação de instalações elétricas e hidrossanitárias pode causar um curto circuito, provocando um incêndio. Por isso o planejamento no projeto é tão importante!

 

  • Falta de manutenção

O projeto quando feito e executado necessita passar por manutenção no futuro, prevista e informada no desenvolvimento. Normalmente, quem não tem a formação não indica o tempo necessário para a manutenção, provocando danos e trazendo desconforto para sua casa.

 

Como identificar se sua instalação elétrica apresenta problemas?

 

 

  • Fios descascados.

 

  • Temperaturas elevadas nas tomadas e interruptores.

 

  • Disjuntores desarmando com frequência.

 

  • Tomadas e disjuntores muito perto de pias.

 

  • Choques.

 

  • Cheiros de queimados.

 

 

 

Diante deste cenário, visando prever futuros imprevistos, melhorar a situação elétrica e a segurança da sua casa, um projeto elétrico torna-se essencial!

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Gostaria de entender mais sobre como funciona um projeto elétrico e proporcionar todas essas melhorias para o seu lar? A Construtiva Jr. realiza seu projeto elétrico! 

 

Matheus Maia, Graduando em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo