Materiais Sustentáveis: economia e estética

February 19, 2019

Você sabia que de 7% a 8% dos materiais utilizados na sua obra viram entulho e que esta porcentagem pode ser reduzida com o uso de algumas novas tecnologias?

 

Sabemos que ainda existe o mito de que uma obra com materiais sustentáveis significa aumento no orçamento. Mas não necessariamente! É possível atrelar cuidado com o meio ambiente e o uso de novas tecnologias como forma de economia durante e posteriormente a obra!

 

Confira abaixo alguns materiais e seus benefícios.

 

 

  • Tijolo ecológico


O tijolo ecológico é uma ótima opção para sua obra pois, além de ser sustentável e econômico é 6 vezes mais resistente que o tijolo comum, apresenta isolamento termo acústico e possui melhor acabamento, podendo ser utilizado de forma aparente, reduzindo gastos com revestimento.

 

 

 

  • Taipa de Pilão

 

A taipa de pilão é uma ótima opção para paredes! Além do seu baixo custo, ela é extremamente resistente, inclusive ao fogo e a cupim, durável e com isolamento termo acústica. Além disso, a aparência de mural garante uma beleza indescritível ao ambiente.

 

 

  • Piso de Bambu

 

O piso deste material promove uma estética agradável e acolhedora, proveniente de uma colheita não prejudicial ao meio ambiente, visto que o bambu é uma espécie de grama que se reproduz rapidamente! Também apresenta facilidade de instalação e manutenção, além de sua resistência à umidade, sendo uma boa pedida para a sua obra!

 

 

  • Piso Intertravado

 

Ótimo piso para você que procura material para calçadas e áreas externas! Apresenta muitos benefícios devido sua facilidade de execução, resistência, manutenção simples e barata e sua alta permeabilidade. Esse tipo de piso é assentado como um quebra cabeça e permite que a água flua entre os espaçamentos, facilitando a drenagem.

 

 

 

  • Telha Ecológica

 

Fabricada a partir de fibras naturais ou materiais reciclados, as telhas ecológicas são ideais para você que busca designs modernos, pois apresenta diferentes formatos e cores. Além disso, possui alta resistência a intempéries, alta durabilidade, maior economia na obra (custos menores com madeiramento), impermeabilidade, conforto térmico, entre outros.

 

 

 

Devo investir nesses materiais?

 

Com toda certeza! Atrelado às características que os tornam mais benéficos ao meio ambiente, esses materiais trazem um aspecto diferenciado de conforto, além de serem reconhecidos pelas suas consideráveis reduções de custos, tanto na obra quanto na sua vida útil.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Se você se interessa por esses materiais, e deseja ver aqueles que mais se adequem ao seu gosto e confortabilidade, a Construtiva Jr te ajuda a encontrar as melhores opções!

 

Gabriela Farias Sabóia, Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo