Necessidade e Segurança: Projeto de Prevenção de Combate a Incêndio

October 3, 2018

Você lembra de tragédias recentes com incêndio? Lembra do poder fatal do fogo? Infelizmente, eles não são tão raros e são ocasionados, na maioria das vezes, por negligência dos proprietários das edificações. Os locais onde você frequenta estão preparados para se prevenir incêndios e combatê-los?

 

 

 

FATOS CURIOSOS: Em menos de um ano, já houve 4 grandes incêndios apenas no Brasil...

 

  1. Em outubro de 2017, na comemoração de dia da crianças na Creche Gente Inocente, ateou-se fogo a escolinha. A tragédia ocasionou a morte de 10 crianças e mais 4 adultos, além de ferir mais 55 pessoas;
     

  2. Em maio deste ano, um prédio residencial no bairro Lago Paissandu, em São Paulo, ocupado por mais de 150 famílias desabou após pegar fogo em apenas 13 segundos. O incidente também causou problemas aos prédios ao redor, como a Igreja Luterana Marthin Luther, imóvel do século XX;
     

  3. Muito repercutido na mídia, o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro também trouxe muita tristeza e perdas imensuráveis;
     

  4. O mais recente, também em São Paulo, foi o caso de um edifício de 4 andares incendiado na madrugada deste sábado (29-09-18), ele era ocupado como um depósito de uma loja que vende papéis e plásticos, materiais de fácil combustão, o que dificulta muito o controle do fogo. Além de, por coincidência, este prédio residia a menos de 3Km do outro desabamento na capital paulista.
     

Esses casos trouxeram experiências terríveis a quem as presenciou e aos familiares, porém, esses e outros acidentes poderiam ter sido evitados ou amenizados caso essas edificações estivessem prevenidas.

 

 

E você sabe como proteger seu comércio?

 

Em qualquer edificação são necessários alguns itens em comum, como saídas, sinalização e iluminação de emergência, brigadas de incêndio, além de hidrantes, e, até mesmo, sprinkless (chuveiro que possui sensor de temperatura).

 

Entretanto, vale ressaltar que há diferentes formas de ocupação para as construções e cada uma delas tem suas particularidades. É de extrema importância que todas as exigências do seu negócio sejam seguidas! Seja para evitar desastres às pessoas que frequentam o local ou para salvar o seu patrimônio e seus pertences.

 

 

 

Você sabia que existe uma lei que faz-se necessária a presença de um projeto de prevenção e combate a incêndio como este?

 

Está vigente a Lei n° 13.425 (Lei ‘Boate Kiss’) , desde março de 2017, que define como obrigatória a elaboração e execução do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) em todo o território nacional.

 

O Plano pode variar para cada edificação, como dito anteriormente, dividindo-se em parâmetros como área construída e sua altura, o que altera na quantidade de requisitos para o PPCI.

 

Cada unidade federativa possui suas normas e necessidades para o projeto e é de competência do Corpo de Bombeiros do estado os deveres de analisar, aprovar e - juntamente da prefeitura do município – fiscalizar as edificações.

 

Além de aplicar multas, que podem chegar até R$ 50.000,00 reais aos responsáveis pela falta do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios. OBS: Em alguns casos, alguns estabelecimentos podem até encerrar suas atividades.

 

 

 

Você deve estar pensando: “E por onde devo começar? Como vou me proteger?”

 

À Construtiva Jr. realiza o PPCI, verificando para você todos os tipos de adequação quanto às normas, disposição de equipamentos de prevenção e informa: é necessária, caso o ambiente não tenha, um Projeto Arquitetônico eficaz!

 

ALERTA: Deve-se deixar bem claro, a disposição de hidrantes e extintores não garante segurança total do local, nem iserção de multas ou fiscalização. Isto é, você realmente necessita de um projeto legalizado e vai estar sujeito às fiscalizações à todo momento!

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Não espere uma tragédia para previnir-se, entre em contato conosco. A Construtiva Jr. irá resolver com um Projeto de Prevenção de Combate a Incêndio!

 

Artur Guerin, Graduando em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo