Garantindo a segurança ao decorar seu ambiente

Você saberia dizer se os ambientes que frequenta são planejados visando a sua segurança? Estamos expostos a vários tipos de contratempos no cotidiano e esses locais necessitam, além da garantia de proteção, a integração da harmonia com a tranquilidade.

 

A segurança ao decorar seus ambientes, sejam estes em sua casa ou loja, pode ser simples e prática, bastando apenas escolher o tipo de material ideal ou, até mesmo, obter a orientação correta de sua aplicabilidade.

 

Muitas vezes, recomendam produtos que são bons esteticamente, porém, de fato, não propiciam o conforto. Isto é, antes de definir o material, pense no ambiente como um todo e na real aplicabilidade dele.

 

Quer favorecer o seu lar ou o seu negócio focando em segurança ao decorar?

Dicas acessíveis e recomendações zelosas estão presentes nesse artigo.

 

 

 

 

Pisos antiderrapantes

 

Um piso com certeza pode agregar muito valor ao espaço, mas o porcelanato em áreas molhadas, por exemplo, é um enorme perigo por ser muito liso, então ao pensar em locais como banheiros, lavanderias, varandas, ao redor de piscinas e demais espaços externos, preze pela escolha de um piso antiderrapante.

 

Hoje em dia existe uma enorme variedade desse tipo de piso ensaio não é difícil encontrar algum que combine com o seu ambiente, desde estilo rústico até os mais modernos, sem falar dos que conseguem imitar outros tipos de materiais.

 

Seja fiel ao estilo arquitetônico da casa e evite acidentes!

 

 

 

Banheiros

 

Para valorizar a funcionalidade, a higienização e a modernidade deste ambiente:

 

  1. Posicione objetos de uso pessoal próximos de onde serão usados, evitando a locomoção desnecessária dentro do cômodo.

  2. Disponha de barras de apoio ao lado da pia, do vaso sanitário e, até mesmo, dentro do box, em conformidade com as normas da ABNT.

  3. Diversifique a altura do vaso sanitário, principalmente se crianças, deficientes físicos ou idosos frequentam o local.

  4. Bote maçanetas e torneiras do tipo alavanca, são as mais indicadas devido à sua facilidade de manuseio.

  5. Coloque adesivos antiderrapantes no fundo da banheira, caso haja uma.

  6. Evite a utilização de tomadas ou o posicionamento das mesmas próximos às superfícies molhadas, água e energia não combinam!

 

 

 

Escadas e Rampas

 

A presença do corrimão e do piso antiderrapante é de extrema importância para garantir a segurança. Os corrimãos em aço e contínuos são mais indicados, possuindo a facilidade para higienização e resistência.

 

A projeção dessas estruturas de segurança deve assegurar a acessibilidade, com largura suficiente para duas pessoas circularem e cadeirantes, e garantir a altura de degraus mais confortável, assim inclinação adequada, falando sobre as escadas e as rampas, respectivamente.

 

Tanto as escadas, quanto às rampas devem ser projetadas garantindo à necessitam de corrimãos fixos nos dois lados, em uma parede ou em uma barra de suporte, oferecendo mais segurança ao usuário que utilizá-la.

 

CUIDADO: EVITE o uso de tapetes ou algum elemento que possa se desprender perto dessas estruturas.

 

 

 

Móveis

 

Sabe aqueles cantinhos pontiagudos dos móveis? Então, troque e opte por móveis com formatos mais arredondados ou sem quinas. Caso não haja a possibilidade de troca, existem adereços de borracha ou plástico que evitam acidentes desastrosos.

 

Falando em acidentes, as redes de segurança em janelas são muito comuns e você não pode abrir mão delas, se elas não forem do seu agrado por questões estéticas, tente cores mais discretas.

 

Em questões de mobilidade de pessoas, indica-se o investimento em tapetes que possuem as mesmas características de um piso antiderrapante.

 

 

 

Focando em prateleiras, móveis que possuem diversos métodos de utilização:

 

  1. Prateleiras incolores ou com suporte de vidro: são muito usufruídas em ambientes que exigem funcionalidade e não possuem espaço considerável, como em banheiros. Entretanto, são esplêndidas se a questão for a exposição de certos produtos, possibilitando uma melhor visualização dos mesmos. (os itens utilizados nessas prateleiras devem ser bem distribuídos, visando não sobrecarregar o móvel).

  2. Prateleiras de madeira: são incrivelmente resistentes, logo, obviamente, suportam objetos mais pesados como livros, bebidas, vasos, etc.

  3. Prateleiras laminadas: geralmente utilizadas na cozinha, devido à sua facilidade de limpeza, visto que podem apoiar temperos, frutas e potes com alimentos.

 

 

 

Vidros e Portas


 

Em todo lugar onde há vidro é preciso ter cuidado, desde mesas de centro até as portas, por ser muitas vezes incolor, qualquer descuido pode acarretar um problema, principalmente com crianças ou idosos.

 

Mesas de centro não são aconselhadas, crianças podem subir e quebrá-las, idosos podem tropeçar, cair e se machucar.

 

Os vidros mais indicados, quando o assunto é segurança, são: temperado, laminado ou o laminado temperado, pois possuem mais resistência mecânica, térmica e, até mesmo, à alta pressão d’água, graças ao seu processo de tratamento diferenciado.

  • Recomenda-se o seu uso em vitrines e portas de estabelecimentos comerciais, telhados personalizados, sacadas, coberturas e em visores de piscinas e aquários.

 

Tratando de portas, a porta de vidro de correr é excelente para tornar as salas mais intimistas e reservadas, ou seja, transmite profissionalidade, conforto e modernidade. Alternando o tipo de vidro da porta, você perceberá tonalidades diferenciadas, mas que não iriam carregar o ambiente negativamente, caso sejam combinadas com esquadrias de alumínio.

 

 

 

Iluminação

 

O poder da iluminação e sua aplicabilidade têm total influência na segurança ao decorar um local, ela possibilita um foco a mais em produtos, detalhes e, até mesmo em desníveis de cômodos, caso sinalizada de forma correta.

 

Usufrua de uma iluminação adequada e você tratará benefícios incríveis ao seu bem-estar e ainda facilitará a locomoção de pessoas no recinto desejado.

 

Interesse em iluminação nos seus ambientes? Clique aqui!

 

 

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Deseja transmitir mais segurança em seu empreendimento ou na sua casa? Gostaria de tirar mais dúvidas a respeito de projetos que envolvem esse tema? A Construtiva Jr. resolve! Entre em contato conosco para propiciarmos o seu projeto com a melhor qualidade possível.

 

Gabriella Maia, Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes