Otimizando o seu Ambiente de Trabalho

Você saberia como lidar com a falta de rendimento e de qualidade nas etapas de execução dentro da sua empresa? Esses são alguns problemas que estão atrelados ao ambiente de trabalho desestruturado e à falta de interação das pessoas que participam dele.

 

Sem contar nas falhas organizacionais, estruturais e sociais que podem ser uma preocupação no desenvolvimento da empresa como um todo.

 

Mas como otimizá-lo pensando no bem-estar de todos presentes nele de forma simples, dinâmica e ágil?

Esse artigo tem informações seguidas de dicas de como melhorar um ambiente de trabalho, levando em conta aspectos que talvez você nunca imaginaria que fosse uma questão que devesse ser levada em consideração.

 

 

Um ambiente de trabalho planejado e eficiente é realmente importante para o desempenho de uma empresa?

Questione-se. Sim? Não?

 

A resposta é SIM, ele deve possuir especificidades tanto para contribuir para o convívio dos funcionários, levando em consideração sua proatividade, produtividade, motivação, seu foco e, claro, o seu desenvolvimento dentro da empresa, quanto o dos seus clientes.

 

Você provavelmente conhece empresas como Google e Instagram que proporcionam, internamente, ao seu colaborador diversão e conforto atrelada à produtividade e à vontade de exercer seus deveres.

 

Essa metodologia tende a ser sucesso em diversos escritórios tecnológicos, pois promovem também ao funcionário a sensação de liberdade e de engajamento nas etapas da empresa como um todo.

 

  

Entretando, primeiro deve-se focar na harmonia e na organização da sua equipe perante a situação atual da empresa, caso contrário, implementar um ambiente similar aos de empresas citadas acima, poderá contribuir para ociosidade.

 

Então, se você está pensando em otimizar seu ambiente de trabalho, aqui estão pontos e dicas importantes para por em prática:

 

1. Faça com que seus valores sejam eficientes

 

Os valores dentro de uma empresa são muito importantes e precisam ser seguidos, visto que um valor é algo pelo qual o seu negócio é prezado. Mas como assim?

 

Por exemplo: Se seu estabelecimento preza pela empatia, compromisso e transparência, devem-se ter ações dentro de toda empresa que demonstrem isso, isso vai desde os colaboradores até os gerentes.

 

Isto é, em questões de empatia e comprometimento, você sempre deve buscar as pessoas certas para fazer parte da sua companhia e que, claro, tenham essas características que você valoriza.

 

 

 

Como fazer?

-> Selecione bem os seus candidatos por meio de um processo seletivo que incentive a criatividade e consiga analisar os traços da personalidade do funcionário perfeito para complementar sua empresa.

-> Busque líderes empreendores, pessoas que planejam estratégias e, sendo líderes, ajudam a alavancar sua firma.

Caso queira saber mais sobre o tema, leia esse artigo https://goo.gl/gXhTZg

-> Saiba quais funcionários deixaram de ter os valores da empresa e ajude-os a melhorar com acompanhamentos semanais, analisando seu progresso, mas se precisar, desligue os da empresa.

Sempre é uma decisão difícil a ser tomada, porém você poderá observar a mudança que o seu ambiente de trabalho vai ter após essa desvinculação.

 

2. Promova a transparência

 

A transparência é um valor muito importante, com ela todos os seus colaboradores poderão saber o estado da empresa atual e o que fazer para ela melhorar. Assim como também conseguem perceber onde os seus colegas de trabalho atuam e, claramente, sua importância.

 

 

 

Como fazer?

-> Busque fazer reuniões mensais ou semestrais dinâmicas, sempre colocando os pontos negativos e positivos pelos quais a empresa vivenciou e fazendo com que todos ali presentes tragam novidades do mercado de trabalho.

-> Implante a cultura do Feedback, ou seja, faça com que os seus funcionários consigam conversar sobre o que pensam da empresa, sobre os seus cargos, colegas de trabalho, ambiente de trabalho etc.

-> Faça uma gestão visual interna, podendo ser digital ou, até mesmo, em quadros, mostrando os faturamentos, destaques e novidades do mês e permita a personalização dos colaboradores, para causar uma melhor interação entre os mesmos.

 

3. Proporcione capacitação

 

Estimular os seus funcionários a exercer certas atividades e garantir essa capacitação gera, ainda mais, uma vontade para o aprendizado, desenvolvimento para a criatividade e eficiência.

 

 

 

Como fazer?

-> Promova capacitações baseadas nas etapas de processo da sua empresa para que o seu colaborador se torne ainda mais apto a exercer aquela determinada função.

-> Leve em consideração capacitações de demanda do interesse dos funcionáros, assim eles irão se sentir mais confiantes e engajados no desenvolvimento da firma.

 

4. Foque na saúde

 

A saúde mental e física dos seus funcionários é de extrema importância, pois caso comprometidas por algum fator, desestabilizam o desenvolvimento dos mesmos.

 

Muitas vezes o cansaço da rotina, o estresse e, até mesmo, a má alimentação influenciam no bem-estar dos funcionários e saúde mental fica totalmente comprometida. Outras, um ambiente mal planejado estruturalmente e esteticamente prejudica a saúde física.

 

 

 

Como fazer?

-> Organize e acompanhe o desempenho dos seus colaboradores, observando sempre sua rotina e se há excesso de atividades.

-> Implante e aprimore a ergonomia no ambiente de trabalho

 

A ergonomia no trabalho significa um estudo da relação entre o indivíduo e a ambiente que ele está sujeito. Isto é, comportamentos rotineiro, desgastantes e, até mesmo, a estética ou a arquitetura do interior do local de trabalho.

 

 

 

Iluminação e Cores

Há diversos tipos de iluminação e de cores, e existem tipos específicos indicados para o ambiente de trabalho. Isso tudo porque dependendo da iluminação do local ou da cor que prevalece nele, elas podem beneficiar ou prejudicar o foco do seu funcionário.

Consequentemente elas são capazes de desgastar a visão e propiciar a fadiga visual, caso utilizada de forma incorreta.

Você sabe qual tipo de iluminação ideal? Não? Acesse: https://goo.gl/iogjrC

Você saberia dizer qual cor trataria uma melhor sensação para os seus funcionários? saiba um pouco mais sobre clicando https://goo.gl/owkofu

 

Ventilação

A ventilação é outro ponto que deve ser levado em consideração, visto que aplicado tende a ser o que mais possibilita doenças respiratórias dentro de um ambiente de trabalho. Um local mal planejado pode causar desconforto e inquietação e ele precisa ser provido de ventilação natural ou artificial, mas para saber o melhor tipo de ventilação, seria indicado ler sobre sua influênciahttps://goo.gl/ffxj92

 

Móveis e Postura:

Os móveis não precisam ser necessariamente especiais para cada um dos seus colaboradores.

Basta que a cadeira possa ser ajustada de acordo com a preferência do funcionário, respeitando também a altura da mesa. A cadeira irá proporcionar a coluna reta e, sendo ajustada, possibilita que os braços fiquem retos de acordo com a mesa.

Além disso, tendo a gestão visual implementada, o funcionário poderá observar quais atitudes comportamentais e exercícios ele precisa seguir e fazer para causar uma melhoria ao seu desempenho na firma.

 

 

5. Disponibilize áreas de lazer

 

As áreas de lazer num ambiente de trabalho melhoram o clima da empresa e da interação entre os seus colaboradores, além de que, se personalizadas pelos mesmos, traz uma sensação de aconchego e possibilita o desenvolvimento da criatividade.

 

-> Basicamente tenha um ambiente mais voltado para o lazer no tempo livre do funcionário, sendo ele de forma dinâmica.

-> Esse ambiente pode ser vinculado onde geralmente os funcionários ficam para fazer possíveis refeições.

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Gostaria de otimizar ainda mais o seu ambiente de trabalho, focando na ergonomia e organização da sua empresa? A Construtiva Jr, resolve com uma Arquitetura de Interiores!

 

Nossos Valores: Empreendedorismo Cidadão, Sinergia, Foco em Melhoria, Sangue no Olho e Sentimento de Dono!

 

Gabriella Maia Oliveira, Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes