Conheça um Projeto Arquitetônico

May 23, 2018

Para darmos início podemos dizer que o Projeto Arquitetônico é algo extremamente necessário para a sua obra. É a parte essencial para que uma construção seja bem planejada e adequada ao seu entorno.

 

Não importa a classe, localização, funcionalidade ou até mesmo o tamanho da sua edificação, é de suma importância contratar um ótimo profissional de arquitetura para, dessa forma, garantir o sucesso do seu empreendimento, pois um arquiteto tem a capacidade técnica de conciliar todas as informações que existem em volta do local da obra, analisar necessidades e por fim compatibilizar tudo isso com a legislação da sua cidade, lhe dando a certeza de que sua construção estará totalmente dentro das normas exigidas.

 

Visando a qualidade da edificação, hoje em dia é essencial executar construções racionalizadas e funcionais, pensando nela como um todo, como cômodos bem dimensionados, estudos de ventilação cruzada, aproveitamento da luz natural e sem falar da boa aparência, estes são alguns requisitos mínimos para que um cliente esteja satisfeito.

 

Este artigo irá ajudar você a escolher um bom profissional para realização do seu projeto e lhe mostrará passos importantes para a conclusão de um Projeto Arquitetônico.

 

Características de um bom profissional

 

É de conhecimento geral que cada pessoa possui suas características próprias, certo? Então, tendo isso em mente, podemos aplicar, no meio profissional, onde cada um tem sua personalidade.

 

Faz-se necessário que você contrate alguém que tenha uma boa comunicação interpessoal, ou seja, que escute suas necessidades e opiniões para no final apresentar soluções a respeito do que foi proposto, sem esquecer da importância que é esta pessoa saber como traduzir, em palavras simples, conceitos técnicos que serão adotados na sua futura obra.

 

Além disso, verifique se o profissional é acessível, se você consegue falar com ele com facilidade ao telefone ou se ele está com frequência no escritório. Verifique também se ele cumpre os prazos acordados em contrato. Para isso, você pode consultar clientes anteriores e tirar todas as dúvidas possíveis.

 

Busque um profissional capacitado, tempo de existência no mercado é bom, mas não é tudo, pois podem existir profissionais com uma enorme carga de trabalho, que não são tão capacitados quanto profissionais novos no mercado.

  • Dicas:

    • Busque por indicações de pessoas que já realizaram um projeto com algum profissional;

    • Olhe seu portfólio;

    • Visite imóveis similares que o arquiteto tenha projetado.

Outro ponto importante é avaliar o estilo das edificações realizadas pelo profissional, pois o partido arquitetônico, pode ser considerado como o ponto de partida de um projeto, com ele que é possível gerar um embasamento teórico às decisões relativas a forma, função e tecnologia, valendo citar que varia muito de profissional para profissional, desde preferências estéticas até as estruturais, então conheça os projetos já construídos do profissional que você deseja contratar.

 

Algo que realmente assusta bastante em um Projeto Arquitetônico é o preço. Tome cuidado com o barato de mais, podemos colocar aqui o ditado “o barato pode sair caro no futuro”. Por isso, faça uma avaliação do valor que o profissional poderá agregar na sua obra e não do valor a ser pago.

 

 

Fases do projeto arquitetônico

 

Resumindo, para facilitar o processo, um bom Projeto Arquitetônico depende de um bom profissional e de um bom cliente, ou seja, um profissional com capacidade técnica e um cliente com consciência do que deseja.

 

É importante que você também se prepare para a obra e não deixe para que o profissional decida tudo por você, pois muitos detalhes surgem durante a elaboração do projeto e que dependem da sua opinião pessoal, como padrões de acabamento, necessidade de espaços maiores, preferências estéticas, entre outras questões.

 

Veja a seguir as fases de um projeto arquitetônico:

 

1 – Estudo Preliminar

O estudo preliminar é a fase inicial do projeto, onde serão definidas as primícias adotadas para a elaboração dele. O partido arquitetônico que deseja seguir, a disponibilidade de recursos e restrições. De modo geral, fase de concepção do produto.

O estudo preliminar é composto basicamente por:

  • Levantamento de dados;

  • Programa de Necessidades;

  • Estudo de Viabilidade.

 
2 – Anteprojeto:

É a fase de consolidação das informações do estudo preliminar. É aqui que se definem as demais características do empreendimento. Além de subsidiar a elaboração do projeto legal, ou seja, o projeto para aprovação no município onde será executado.

Fazem parte do Anteprojeto:

  • Estudo Preliminar;

  • Esboço de ideias;

  • Projeto Legal.

 

3 – Projeto Básico:

O projeto básico é a união clara de todas as soluções adotadas. São apresentados todos os ambientes, fachadas, cortes, processo construtivo, acabamentos e materiais a serem utilizados. Nesta fase já é possível realizar uma estimativa de custo do empreendimento.

 
4 – Projeto Executivo:

E por último, o projeto executivo que é o detalhamento de todas as plantas do projeto, necessárias para a execução da obra. Essa etapa inclui todas as plantas, os cortes, as fachadas, os detalhes construtivos, as definição de materiais, os acabamentos, as esquadrias e telhado, deve ser acompanhado de memorial descritivo e lista de materiais.

 

 

Lembre-se: Antes de construir contrate um bom profissional e aproveite todo o potencial de seu empreendimento.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

Conhece a Construtiva Júnior ? Sabia que fazemos Projetos Arquitetônicos? Venha saber ainda mais sobre como a nossa empresa pode mudar sua vida!

 

 

"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida." - Carey, Sandra.

 

 

Renan Dantas, Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes