Características de um líder empreendedor

Você se considera um líder empreendedor? Não ou não sabe dizer? As características desse líder espelham-se muito na vontade de se desenvolver profissional e pessoalmente e aperfeiçoar os ambientes ao seu redor, mas não é só isso. Há outras características que fazem com que uma pessoa se torne ou se considere um líder empreendedor, e neste artigo iremos apresentar tanto sobre o tema, quanto sobre dicas de como você pode melhorar na prática!

 

 

Características:

1. Propósito:
Ter propósito é sempre um bom começo para colocar as ideias em prática, assim como estabelecer porquês, respostas, caminhos, metas etc.

A determinação inspira e proporciona resultados incríveis a todos que estão dispostos a buscar somar, solucionar e fazer a diferença no meio.


Porquês e respostas: 
Sempre devem haver questionamentos e respostas sinceras! A essência da pergunta, acompanhada da resposta, causa positividade, força de vontade e convicção de que você está no caminho certo. Exemplos mais simples:

-"Por que estou fazendo isso?"

-"Por que devo escolher esse público alvo?"

- "Será que o meu produto/serviço ou minha loja está fazendo a diferença na vida de quem eu desejo?"

- "Estou mesmo fazendo o que gosto ou essa não é minha verdadeira paixão?"

- "Eu realmente quero fazer com que isso funcione!"

- "Tenho que solucionar esses problemas e pesquisar por onde começar".

 

Caminhos e metas: é necessário traçar caminhos para alcançar metas, assim como metas para iniciar novos caminhos. Basicamente, você deve mover-se para descobrir qual a trajetória para que aquela meta seja alcançada, ou determinar uma nova meta para que defina o rumo, algo que o faça refletir sobre a viabilidade da situação em que você se encontra/está passando. 

 

Caminhos: são trajetórias a serem percorridas para chegar em um  "lugar" almejado, você necessita encontrar um caminho que seja desafiador e que, ainda assim, desperte o seu auto-conhecimento. Exemplo: "Eu devo começar um curso profissionalizante para me tornar um empresário famoso, assim como estudar e estagiar no ramo que eu gosto".

Metas: são os objetivos a serem alcançados seguindo uma linha de raciocínio efetiva e racional. Exemplo: "Em dois anos eu vou ser um empresário famoso no ramo automobilístico."
Há a presença do "onde você quer chegar/o que você quer ser/ como você se vê futuramente" e o período de tempo estipulado alcançar a meta com motivação e o pensamento de que tudo vai sair conforme o planejado, caso você se esforce.

 

 
2. Foco:
Estabelecer linhas de prioridades é o primeiro passo para concentrar-se no seu objetivo. Se você possui muitas metas para alcançar, trabalhos para realizar e outras atividades, foque no que você considera mais urgência para ser concluído e execute.
Caso, ainda assim, não saiba para onde deve ir a sua atenção, busque entender  o funcionamento da sua empresa/loja como um todo e veja qual problema lhe afeta diretamente e de maneira mais preocupante. 
Esse problema pode ser organizacional, devido à falta de uma boa administração, bem como também pode ser pela ausência de clientes. Basicamente, deve-se atentar às questões de divulgação e qualidade dos serviços.
O foco principal deve ser olhar para determinado problema e ter força de vontade para solucioná-lo.

 

 


3. Aprendizado contínuo:
A sede por conhecimento é o que move um líder empreendedor, assim como o aprimoramento de táticas relevantes para seu crescimento pessoal e profissional. Táticas essas que podem ser organizacionais, comportamentais e até gerenciais dentro da empresa, e que podem ser aprimoradas por meio de cursos, pesquisas, estudos, capacitações, entre outros.
Entretanto, o aprendizado contínuo não diz apenas sobre conhecimentos em geral, mas, também, sobre o auto-conhecimento, onde esse líder explora suas qualidades e defeitos em prol da melhoria do ambiente de trabalho.
Correr atrás para aprender algo é, para algumas pessoas, sair da sua zona de conforto, o que pode parecer inviável. 
Porém, como o aprendizado representa também novas experiências, aquele que muito pratica, busca a produtividade e que possui sabedoria, tende a amadurecer pensamentos e opiniões, consequentemente, se destacando dos demais por não viver na mesmice de aprender sempre sobre os mesmos conteúdos.

 

 

4. Conheça sua equipe: 
Saiba como cada membro da sua equipe trabalha, conheça suas personalidades, seus potenciais e principalmente, compreenda-os. Deve haver uma troca mútua de respeito e informações, tentar ser uma equipe unida que busca criatividade e inovação, assim como o compartilhamento de ideias, pois assim existem mais chances de atingir o objetivo desejado por você e sua equipe.
Claro, que também, deve-se manter a sinergia do grupo, ou seja, um alinhamento que pode ser tanto de metas, quanto de ideias de caminhos a serem traçados. Além disso, um líder empreendedor deve encontrar pessoas com alto caráter, confiabilidade, dignidade, transparência e que ousem sair da zona de conforto.  
Um conexão em equipe eficaz faz a empresa toda alavancar em sintonia.

 

 

 


5. Motivação:
O espírito empreendedor e de liderança deve estar sempre dentro de si e da equipe na qual você faz parte. O diálogo e o método de Feedbacks, são condutas ótimas para implementar e participar, pois causam a sensação de bem-estar, pois o indivíduo expressa-se livremente sobre determinada circunstância, deve haver também a transparência entre os cargos distintos dentro da empresa, mostrando sua situação atual e de forma que passe confiança e credibilidade para todo o grupo.

A positividade atrelada à característica realista pode render muitos frutos para sentir-se motivado, pois um líder empreendedor observa os acontecimentos ao seu redor e os transforma em resultados realmente bons.
Quando todas essas metodologias são prezadas e há reconhecimento da parte do líder, além do apoio da empresa para com os membros, a motivação sempre vai estar presente, ela é imprescindível para o desenvolvimento pessoal e profissional de um líder empreendedor e de toda a sua empresa.

 

 

 

6. Comunicação:

A arte de expressar-se e transmitir confiança são pontos muito característicos de um líder empreendedor. Vale ressaltar que a comunicação não define-se apenas pelas palavras, mas também pelos gestos, de nada convém um líder e seu poder de persuasão com seu discurso, se sua postura demonstra nervosismo exagerado, negatividade ou gesticulações que não são adequadas para aquela circunstância. O líder possui a capacidade de analisar a situação que está para usar determinado posicionamento físico, tom de voz e, até mesmo, determinada expressão facial. 

Mas como isso é possível? A comunicação tem poder emocional e motivacional, sendo para alguns, uma habilidade que flui naturalmente, mas ainda sim muitos líderes usam e abusam de estudos, cursos de oratória e buscam praticar bastante.

 

 


7. Iniciativa:
É notório que um líder empreendedor tende a tomar a frente de várias situações que envolvem o ato de planejar, organizar, incentivar, motivar, inventar, executar, modificar, etc. Essas iniciativas, dadas como características de proatividade e eficácia, são, muitas vezes, institivas, mas esperadas, pois requerem muita força de vontade para pensar em como solucionar problemas, a fim de trazer melhorias para a empresa na qual fazem parte.

A particularidade de tomar a frente é de extrema importância, visto que, se ela não existisse, basicamente não haveriam inovações, desenvolvimentos e soluções no período de tempo adequado. Isso afetaria as questões comportamentais de um líder empreendedor, que possivelmente teria anseio de se impor e teria dificuldades em se destacar no seu cargo.

 

 


8. Resiliência:

Um bom líder empreendedor possui resiliência, pois vive constantemente sob pressão, mas ele lida com isso de maneira positiva, racional e madura. Basicamente, esse líder sente-se preparado para enfrentar qualquer crise, pois ele é aberto a mudanças, sejam elas organizacionais da empresa, ou econômicas.

Essas atitudes se dão pelo fato de que um líder empreendedor interpreta as situações dos vários ângulos possíveis, o que o faz encontrar soluções diferentes, usando a sua mentalidade nada conservadora. Além disso, eles buscam a positividade para efetivar e otimizar seus afazeres, e dificilmente entram em conflito psicológico ou emocional, pois já se engajam nos seus objetivos.

 

 


9. Equilíbrio entre Líder e Empreendedor:

Os líderes são motivadores, influenciadores e inspiradores, têm facilidade de cooperação e empatia, e estabelecem novas culturas e metas para os seus liderados. 

Os empreendedores também são motivadores, afinal a essência deles é motivar as outras pessoas para executar seus trabalhos. Eles conhecem muito sobre os assuntos discutidos dentro da empresa e não se adequam a rótulos.

Na maioria das vezes, o que mais difere um líder de um empreendedor são seus objetivos, por exemplo os dois necessitam de motivação e resiliência para superar obstáculos, mas os líderes tendem a fazer o planejamento dessa superação desde o início e a todo momento focam no resultado almejado, já os empreendedores, agem de forma mais "destemida", reagindo de forma espontânea à imprecisão e ao erro, uma metodologia que acreditam ajudar na compreensão.

O que acontece é que, sem o equilíbrio muitas pessoas tendem a ser empreendedoras, mas não sentem o poder de liderança em si ou de não estarem tendo êxito nas relações sociais, como gestão da sua empresa.

 

 


Pontuação:

Situação 1: Você tem de 1-4 características...

Vamos começar a nos esforçar mais! Você necessita de constante aprendizado e muitas experiências para amadurecer as ideias. Ainda falta um pouco mais de determinação, organização e objetividade. Busque o que está te impedindo de crescer, sempre haverá obstáculos, mas nada que o impeça de passar por cima!

Situação 2: Você tem de 5-7 características...

Você está em constante evolução. As ideias estão amadurecendo de forma gradativa e você já tem algumas características fortes para ser um líder empreendedor, mas vale ressaltar que ainda há outros traços importantes para se tornar completo e conseguir alcançar o que você tanto almeja. Questione-se para entender o que está faltando, nesse momento os seus liderados podem ajudar bastante.

Situação 3: Você tem de 8-10 características...

Expetacular! Com fruto de muito aprendizado, cuidado e respeito, você é considerado um líder empreendedor! Buscando sempre a harmonia dessas características, você realmente deu um duro danado para alcançar seus propósitos, errando e acertando, mas sempre visando o crescimento tanto pessoal, como profissional individual e coletivo. 
 

 


Recomendações:

1. Não tenha medo de ir atrás de outras fontes ou de pedir ajuda a alguém mais experiente! As dúvidas surgirão, sejam elas em relação ao seu produto (qualidade e/ou preço), à sua empresa (otimização) ou seus aos clientes (qualidade vinculada à satisfação).

Fale com empresas e/ou profissionais do mesmo ramo! Com a tecnologia, todo método de comunicação pode ser prático.

2. Caso queria identificar o que o seu cliente realmente precisa: 
Faça uma pesquisa, buscando as suas dores:
"O que o incomoda?"
"Qual serviço/produto ele mais procura?"

"Por que essas dores existem?"
"Qual a melhor forma de atender suas necessidades?
 "

3. Necessita saber a efetividade do seu serviço/produto? 

Faça uma pesquisa de satisfação agradável ao finalizar uma negociação, com perguntas diretas que verificam como foi o funcionamento dos processos desde o primeiro contato com o cliente até a etapa final.

"Como foi a abordagem feita?"

"Como foi o tratamento?"

"Como está a qualidade do serviço/produto?"

"Como foi a relação cliente/vendedor?"
"Como se sentiu?"
"As necessidades foram atendidas?"

"A qualidade foi atrelada às questões financeiras do consumidor?"

"Recomendaria ao alguém?"

4. Foque no Marketing do seu negócio: 
Utilize as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Telegram, WhatsApp);

Use métodos de divulgação como brindes, panfletos e anúncios de descontos;

Capriche na apresentação estética do seu serviço/produto e na fachada da sua empresa;


5. Busque harmonia no ambiente de trabalho:

Faça avaliações e acompanhamentos para saber como está o desempenho de todos que fazem parte da empresa, com critérios do tipo:
Presença/Atrasos/Encaminhamentos/Comportamento

Faça reuniões gerais, buscando o alinhamento, a harmonia e a transparência de todos os setores da empresa;

Implante o costume de FeedBacks, onde todos possam expressar, de forma pessoal, à empresa como um todo, incluindo os cargos, andamento de processos, etc.

 

 

Lembre-se: Um líder empreendedor nasce com qualidades e as aprimora com o passar do tempo, sem deixar de lado a humildade, o respeito e a vontade de impactar a sociedade. 

 

------------------------------------------------------------------------------------
 

Conhece a Construtiva Júnior e seus líderes empreendedores? Venha saber ainda mais sobre como a nossa empresa pode mudar sua vida!

 
Missão: Proporcionar melhores ambientes por meio de projetos.
Valores: Empreendedorismo Cidadão, Sinergia, Foco em Melhoria, Sangue no Olho e Sentimento de Dono!

"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Gandhi, Mahatma.

 

 

Gabriella Maia Oliveira, Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).